quinta-feira, 19 de maio de 2011

Palamenta do Titanic...

 Hoje vou mostrar o que ando a fazer para a minha versão do salva vidas do Titanic
Depois de ver o Elcano, resolvi acrescentar algumas ideias que me pareceram giras...Como a informação que tenho é pouca, a minha versão é um pouco personalizada e a meu gosto, seguindo aquilo que me parece mais fiel ao original...

 Assim, todas as amarrações principais passaram a ter "manilhas"...Este é o nome dado a estas peças que são utilizadas na nautica e não só...os senhores dos jipes também gostam delas...
 ...ainda tentei fazer uns esticadores, mas como nao tenho parafusos suficientemente pequenos, acabei por desistir...Mas as manilhas cá estão... 
 Pintadas de branco e colocadas no respectivo lugar, dão um aspecto e um acabamento impecável...
Conforme as fotos que vos mostrei antes, aqui está a minha versão das boias...
Andei algum tempo para me mentalizar que tinha que fazer os remos...decidi fazer remos numa peça só, á moda antiga...Aproveitei o embalo e fiz também o "croque" e o leme. O croque é uma vara em madeira com uma ponta em bronze fundido em forma de gancho (por norma pintada de preto) que serve para andar á "pesca" dos cabos quando o barco atraca...
 Estive também a fazer a amarração do cabo lateral do salva vidas e a montar definitivamente todas as peças...
 Os apoios da roda de leme também já estão instalados...Fiz a ancora, que neste caso é uma "fateixa", um tipo de ancora de quatro dentes utilizado em embarcações pequenas...Não tenho fotos mais próximas porque o computador não lhe apeteceu...
Bom, já estou na recta final e devo dizer que esta fase é um pouco mais lenta, porque faço algumas peças que me demoram uma data de tempo e acaba por parecer que não adiantei muito. Para os remos, por exemplo, tive que fazer seis para conseguir quatro iguais...para as manilhas fiz 10, e consegui tirar 4 de um tamanho e duas de outro. Tenho feito todas as peças á mão e nem sempre saiem iguais ou como eu gostaria...

Estou com vontade de terminar e passar para outra peça, por exemplo o eléctrico da praia das maçâs, a carroça de cascais, os quiosques, ou o comboio real...Ainda não sei em qual vou pegar, até porque tenho algumas novidades na minha garagem e vou ter que fazer uns moveis e umas alterações...Vamos ver...aos poucos tudo se consegue...ou quase tudo...

Sem comentários: