sexta-feira, 6 de maio de 2011

Torno eléctrico...

 No outro dia o Sr. Zé veio ter comigo e disse-me:
- Já encontrei a caixa do torno!...eu fiquei na mesma...

Imaginem que o Sr. Zé, tinha um torno eléctrico antigo desmontado e guardado numa caixa e resolveu doar...bom eu quando vi o que estava dentro da caixo, parecia um miudo com brinquedo novo, comecei logo montar e a imaginar o que dará para fazer...

 Ainda não está apertado á bancada, daí a madeira estar torta, mas dá para ter a ideia geral...É um sistema antigo e arcaico, mas para pequenos trabalhos vai funcionar ás mil maravilhas...

Alguns de voçés devem estar a perguntar, mas que raio de maquineta é aquela....isto é um torno eléctrico e serve para tornear peças, por exemplo; tornar uma vara quadrada em redonda, ou com pequenas curvas, utilizando uma groza, um goivete, ou um pouco de lixa e aplicando na peça de madeira que está a girar no eixo do torno, fazem-se os rebaixos...


Muito bom...vai dar uma boa ajuda para algumas peças, como por exemplo; os "balaustres" do quiosque do estoril, ou os outros baldes do titanic...Já tenho alguns trabalhitos para fazer quando o montar...só para experimentar..

Muito Obrigado Sr. Zé...Grande Abraço...

3 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Trigo,

Vi no blog o torno eletrico antigo do Sr. Zé e gostaria de saber se tem interesse em vender. Tenho interesse em comprar para uso doméstico. Se ele ainda estiver em bom estado me avisa. Vou deixar meu e-mail: giovanni_mec@yahoo.com.br

Aguardo contato!
Grato
Giovanni

Trigo disse...

Caro Giovanni

Neste momento, o torno está com um amigo que precisava de fazer peças maiores e acho que está a dar-lhe uso. Sim está a funcionar e está completo, mas não tenho grande interese em me desfazer dele, porque não vale muito e posso precisar. De qualquer modo agradeço a atenção

Cumprimentos

João Trigo

Anónimo disse...

Boa noite, João!

Já que o torno está em uso, tudo bem, eu é que agradeço! Caso ele não tenha mais utilidade pra vc daqui a algum tempo me avisa, pode ser que eu ainda me interesse. Mas peço que me avise, se for o caso, por e-mail(acima) porque não sei se conseguirei ficar atualizado entrando aqui no blog, sabe como é a falta de tempo, né!? rsrsrs

Abraço e bom fim de ano!
Giovanni