domingo, 11 de dezembro de 2011

Livro da Maluda...

Gostaria de fazer a minha pequena homenagem à pintora Portuguesa, Maluda.


Como vos disse, quando estive no Algarve encontrei este livro. Desfolhei-o durante dois segundo e não resisti...vou tentar mostrar porque...Comecei a abrir o livro e acho que a primeira folha que vi foi esta... Campo pequeno em Lisboa...


A segunda ou terceira imagem, foi este quiosque do Tivoli. Não precisei de muito mais, para saber que ia ter que gastar dinheiro naquela loja...


Na altura que ela pintou este quiosque cinza, ele ainda era cinza, agora está branco e violeta e é um dos quiosques dos refrescos. Mantiveram todas as linhas antigas e características e pintaram-no de cores mais alegres e suaves. Como seria a sua visão dele, agora...


As janelas são outra das suas grandes obras...a visão da janela e do reflexo no vidro, são de uma perspicácia brutal...


Claro que eu sou suspeito, mas ela vê Lisboa...e sabe transmitir como ninguém...


É impressionante como consegue colocar um reflexo, num fundo de uma janela com cortinas e com a sobra do gradeamento...


Bastava o gradeamento e a sua sombra, para me render...


... o modo como ela dá a ilusão da curvatura do gradeamento...


...o modo como chama a atenção para os detalhes sem ter que lhes dar a forma exacta...


Confesso que sempre gostei das pinturas da Maluda, mas não conhecia toda a sua colecção e realmente acho um trabalho brutal em vários aspectos. Tem um "olhar do ver da vista" (como diria o Sr. Zé) e transmite com uma clareza, que realmente temos que lhe prestar homenagem.  


Vou ler com atenção, curiosidade e admiração. 

Obrigado Maluda...e obrigado aos meus pais, pela prenda de natal...







Sem comentários: