quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sirius do Sr. Carlos

Hoje vou apresentar-vos outro amigo que gosta destas coisas...Desta vez, apresento-vos alguns dos trabalhos do Sr. Carlos. O primeiro trabalho que vos vou mostrar é o Sirius, mas antes vou explicar, de que barco estamos a falar... 


Construído no Telheiro das galeotas reais à Junqueira o Sírius foi lançado à água em 14 de Abril de 1877 na presença de suas Majestades. Este iate foi mandado construir pelo Rei D.Luis para substituir o Veloz.


Armava em caíque com duas velas bastardas, catita de bastardo e uma vela de proa, sendo posteriormente  ligeiramente alterado (a versão que existe no museu, por onde o sr.Carlos se seguiu, tem algumas diferenças do original da foto antiga).



A construção foi confiada a Tomás António Gonçalves mestre carpinteiro do Arsenal da Marinha. Foi a construção mais nacional de todas, pois desde o risco até às madeiras e materiais empregues tudo era português. Venceu a regata de 15 de Agosto de 1878 promovida pela então Real Associação Naval de Lisboa ainda aparelhado em caíque. Em 1879, apesar de se terem realizado regatas, o Sírius não entrou porque se provara que tinha um andamento muito superior ao de todos os outros iates.

Em 1887 armou em palhabote. Já neste século foi adaptado um pequeno motor de modo a facilitar as manobras de entrada no porto.Em 17 de Setembro de 1912 foi entregue à Escola Naval para instrução dos aspirantes função que desempenhou pelo menos até 1931. Mais tarde passou para o Clube Náutico dos Aspirantes. Passou desde 1953 pela Brigada Naval até que em 1974 voltou para a posse da Marinha.

Modelo Sírius do Sr. Carlos


Este é o modelo feito de raiz pelo Sr. Carlos, guiando-se pelos desenhos do museu da marinha e algumas fotos fornecidas também pelo museu. Não existem "Kits" para este tipo de barcos, pelo menos que eu conheça e isso obriga a criar todas as peças de raiz, como eu gosto... 


Os materiais utilizados são do quotidiano diário, salvo algumas madeiras e eventualmente algumas peças muito especificas, de difícil reprodução pelas suas dimensões. 


As linhas da proa dão uma boa indicação da velocidade que este Sírius deveria alcançar. Nos barcos, podemos ver, para que tipo de funcionalidade foi construído, olhando só para das cavernas (foto em baixo). Umas linhas largas ou "gordas" com grande "barriga", normalmente significam barcos de carga, lentos, mas com boa sustentação quando carregado...Neste caso é precisamente o contrário, linhas finas e "esguias"...o meu comentário, antes de conhecer a história do barco foi; -Hum, este devia andar bem para a altura...



O guincho foi feito com materiais alternativos, que bem combinados, resultaram nesta réplica...como se vê... o velame ainda não está totalmente finalizado, mas está encaminhado...


Em Baixo, uma foto, de uma das fotos que tinha de apoio, faz lembrar as minhas fotos "estranhas"...este tipo de fotos dão uma grande ajuda, quando a informação é pouca. 



O Pormenor da Bitácula (nome de uma caixa ,ou pequeno armário, com cobertura de vidro na qual está colocada ,em suspensão, a bússola da embarcação)



Achei estranho a roda de leme, estar virada para a ré...ou seja o "condutor", se ficar em pé de frente para a roda de leme, está a olhar para trás! Pelos vistos é suposto estar sentado nos bancos laterais, a olhar para a frente e a segurar a roda com uma das mãos...



Gostei...ainda não está acabado, mas está a ficar um trabalho Muito Bom, parabéns e obrigado por partilhar e me deixar registar. 

A ideia deste blog é divulgar e incentivar a criatividade, a habilidade e o engenho, com bons exemplos e boas práticas. Pretendo mostrar peças, que de outro modo, poucos poderiam apreciar. Assim, aos poucos, vou mostrando colecções pessoais, aprendendo e divulgando um pouco mais sobre cada tema. Vou estando atento e tentando fazer a minha parte, o resto deixo com cada um...





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