quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nau Príncipe da Beira

Os "posts" andam um pouco atrasados, por falta de net e de tempo. De qualquer modo, vou mostrando com calma, à medida que vou tendo tempo. Ainda tenho alguns modelos que já fotografei e que ainda não mostrei. Este é um deles, o modelo da Nau Principe da Beria do Sr. Carlos.



Este barco está em exposição no Museu do Mar em Cascais e foi feito de raiz (não é Kit de montagem).



"A nau «Príncipe da Beira» constitui um notável exemplo da arquitectura naval do século XVIII. Esta nau, de 44 peças, construída no Arsenal de Lisboa em 1774, estava preparada, como todas as outras,  para defender-se de eventuais ataques vindos do exterior. Para tal, recorria às inúmeras peças de artilharia naval que possuía a bordo."




"Esta nau efectuou viagens à China e o seu comandante de então, era de tal forma temido pelos piratas, que lhe chamavam «O Tigre». Navegou para o Oriente e o Brasil, fazendo o transporte de carga e passageiros, havendo notícias de ainda se encontrar a navegar em 1790."






Devo comentar que neste modelo, praticamente todas as peças (salvo canhões e algumas peças muito pequenas) foram feitas à mão pelo Sr. Carlos, com diferentes tipos de materiais...


Parabéns mais uma vez e sugiro uma visita ao Museu do Mar de Cascais porque tem muitos modelos, história, fotografias antigas e muito bem organizado. Gostei e recomendo...espero que gostem...

1 comentário:

Eduardo Dias Nunes disse...

Pretendo uma hora dessas iniciar a construção desse magnífico navio.
O plano foi adquirido Museu de Marinha faz muito tempo. Pena que aquela augusta instituição deixou de comercializar planos de embarcações. Tinha um ótimo acervo!