segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lancha Bombardeira


Fui a casa dos meus pais e lembrei-me de tirar umas fotos, da minha versão, da Lancha Bombardeira. Ela esta protegida por um vidro, daí algumas fotos não terem ficado tão bem, mas a protecção das peças é importante. 


Tenho todas as minhas peças protegidas e até à data, nenhuma tem pó, nem qualquer estrago. Recomendo vivamente que, sempre que façam uma peça deste tipo, a protejam com uma estrutura de vidro ou acrilico, Muito importante para preservar as peças...Este, já o fiz à Muitos anos e protegido, mantém-se como novo.


Como vos tinha dito, tive que fazer todas as peças e lembro-me que, na altura, algumas deram bastante trabalho...Pode parecer um barco normal, até com poucas peças no convés, mas depende do nível a que se está. Eu tinha feito alguns barcos de pesca, caravelas e pouco mais...Tudo barcos com um convés relativamente simples. Este já tinha peças, muito mais complicadas...


Nos desenhos, aparecem umas "réguas" grandes que percorrem todo o comprimento do barco, que servem para "travar" melhor a estrutura das cavernas. Na altura, o meu irmão perguntou se eu ia fazer aquelas "travessas" visto que depois de coberto o convés, não se iriam ver. Eu fiquei curioso de saber para que serviam e como não sabia o que era, achei melhor fazer. Quando comecei a fazer os canhões é que percebi. É que a Bombarda, era mesmo Grande e as "travessas" por baixo do convés, serviam para reforçar a estrutura. Passados uns anos, deixou de se usar este tipo de Bombarda nos barcos.


Lembro-me de estar a fazer os "pianos de malaguetas" umas pecinhas muito pequenas, que servem para "amarrar" os cabos das velas, e de limar um a um, tudo à mão, de fazer a primeira tentativa de canhão, de fazer uma bomba de agua, demorar quase 1h e no fim, partir-se a peça sem possibilidade de recuperar, sei lá... 


Este barco tem uns pormenores giros, o leme e a cana do leme (com a sua forma estranha), entram por um pequeno "castelo da popa", que aparece no fim do barco, terminando num painel de popa todo giro... 


Este é o painel da Popa da Lancha Bombardeira, foi a primeira vez que fundi uma peça... 


Tenho recordações giras desta peça, por curiosidades que aprendi, pelo meu irmão que acompanhou, pela dificuldade que tive na altura para a fazer e porque foi um desafio giro e difícil. Não foi a peça mais difícil que já fiz, mas deu-me bastante luta e talvez nessa altura, me tenha dado confiança para ir começando a aventurar para outros campeonatos. 

É curioso que todas as peças tem a sua História, pelos mais variados motivos. A vida é feita de desafios e conquistas e por vezes pequenas vitórias, podem ser grandes passos...O bricolage, não ajuda apenas a descontrair, ajuda a acreditar que somos capazes e isso é muito importante...

Sem comentários: