segunda-feira, 19 de março de 2012

Quiosque do Estoril

Hoje vou mostrar os "avanços" do quiosque do Estoril...Andei, uma data de tempo, a tentar "arranjar" ajuda para fazer estas peças, o quiosque esteve em Stanby por causa disso. Agora, finalmente só dependo de mim e por isso, já está encaminhado...


Tornear peças, tem que se lhe diga e como estou a começar, isto foi o melhor que consegui...não ficou totalmente igual, mas a intenção é aproximar o máximo que conseguir. Pode ser que vá aprendendo e melhorando com o tempo...


Na foto em cima, mostra a primeira tentativa (balaústre azul mais largo), ainda feito com o engenho de furar...Resultado, estraguei o engenho, ficou com folga...Agora, com o torno é outra conversa...






Depois dos balaústres, feitos e aplicados, achei que o balcão e os quadrados por baixo, não estavam bem, estavam demasiado tortos e com pouca altura no baixo relevo!...



Decidi, refazer o balcão e os quadrados...


Acho que ficou, bem melhor...no entanto, levei dois dias para esta alteração...ainda estive para mudar os quadrados por baixo, porque fiz com um material diferente do que estou habituado e não correu tão bem, mas por outro lado até acho que fica mais giro, assim meio torto...precisava de, pelo menos, mais um dia para refazer o que está...por agora fica assim...


Já ando à procura de candeeiros para o topo dos balaústres do balcão, mas é tudo muito caro e não há o tamanho, nem o modelo...Vou tentar arranjar uns moldes e fazer a partir daí, vamos ver...


Não tem sido fácil acabar... às vezes umas peças são mais difíceis de fazer do que outras, depende do tipo de trabalho que precisam e das ferramentas que temos, para as fazer...


Este tem dado mais "luta" do que estava à espera, mas vai ficando mais giro à medida que entram mais pormenores...está bem encaminhado e depois de encontrar os candeeiros, acho que consigo terminar...Vamos ver...

sexta-feira, 16 de março de 2012

Búzios dos Moinhos dos Francos...

Ainda tenho muitas fotos para vos mostrar sobre os moinhos...Ora, então vamos lá entrar dentro do moinho. No piso de baixo, segundo percebi, era onde se recolhia e guardavam as sacas com as farinhas. Hoje é onde guardam os "Búzios"...
 

Búzios, jarras e canas, são estas peças de barro que alguns moinhos têm. Cada um faz um som diferente, criando tons e notas...

 
 

Segundo o Franco, o som já não é o mesmo, parece que o barro é diferente...


... Luis Cândido Fraco, demonstrando os diferentes tons...diz, que quando era miúdo, ia para as feiras e era ele que escolhia e recomendava os Búzios para alguns moleiros...

 
Diz que não é fácil escolher e afinar os Búzios, de modo a que soem bem...acredito...

Aqui também estão guardados as cordas para as velas, bem não sei se lhes chamam cordas ou cabos. Nos barcos costuma-se dizer que só existem duas cordas, a do sino e a do relógio, aqui não sei...


No entanto, aposto que se devem chamar cordas, até porque tanto o pai, como os filhos são electricistas e para eles um cabo, é eléctrico, certamente...hehehe...


A colocação também tem posição certa e afinada de modo a que o vento entre e faça o serviço...



Muito Bom... 


Esta parte da entrada ainda tem mais algumas curiosidades, como umas manivelas para acertar a posição das Mós, mas acho mais fácil explicar no piso de cima. Para o próximo post sobre os moinhos, vou subir o primeiro lance de escadas e entrar num piso mais elaborado, hehe...Vou continuar a explicar a minha versão do que vi e aprendi e talvez, um dia mais tarde, vos explique tudo com termos mais técnicos. Por agora apenas pretendo mostrar o que vi, sem nenhuma pretensão de ser entendido na matéria. 

Cada um tem o seu modo de ver as coisas e das explicar, aprendendo à sua velocidade... Costumo pensar que não ando a fazer nenhuma corrida com ninguém para chegar primeiro, mas costumo acabar a corrida...(faz lembrar a tartaruga e a lebre). Aos poucos, tudo se faz...

quinta-feira, 15 de março de 2012

Barco Grego do Sr. Carlos...

Este é o resultado do casco...








...e já começou a pintar, tenho que tentar ir lá espreitar o barco, acho que está a ficar Muito Giro, Parabéns...


Entretanto, estáva curioso e fui à net procurar uma imagens, olhem o que apareceu...



Afinal o telhado do convés, não era em "lona" era mesmo madeira, erro meu...



Curioso, acho que já tirei uma foto parecida em Portugal...andei, andei, até que encontrei, bem me parecia! curioso, o  de cima é Grego o debaixo Português...


Pelo que percebi, a poupa e a proa, variavam ligeiramente consoante o modelo, mas o que está a fazer, deve ser o mais aproximado, porque vem em selos e na calçada antiga. Parabéns, mais uma vez, Muito Bom e espero ver ao vivo em breve...

Abraço ao Sr. Carlos

quarta-feira, 14 de março de 2012

Barco Grego do Sr. Carlos

O Moinho dos Francos continua, mas como ainda tenho muitas fotos, vou  intercalando com outras, vou mostrando mais umas novidades...como de costume...

O senhor Carlos, anda com um novo projecto e já vai avançado...Da ultima vez que lá estive, andava a terminar o Sirius, que vos mostrei e ja me tinha dito que tinha novo projecto...No outro dia quando o vi, pedi-lhe que tirasse algumas fotos. Curioso, se repararem no canto superior esquerdo, está lá um moinho!


Andou a ver umas imagens de barcos antigos e decidiu fazer um modelo de um barco Grego. Andou à procura de documentação sobre o assunto e descobriu que não existia nada, apenas alguns desenhos...Pois então, a partir desses desenhos fez um molde inicial em cartão(imagem em cima), para ver as linhas das cavernas e da curvatura...


Desenhou num papel e começou a dar-lhe a forma que precisava com uns cabos de cobre...tanto para a proa, como para a popa...Curioso, se repararem no canto inferior esquerdo, está lá uma vespa! Sei de quem vá achar giro!...



Cortou as cavernas em madeira e aqui vamos nós...


Como o tabuado do casco não fazia a curvatura desejada, fez-lhe uns "cheios" em madeira e escavou a forma aproximada...


Como o convés era coberto com uma armação em ferro para suportar uma "lona" que o cobria, fez o molde em papel e moldou mais um pouco de cabo eléctrico...Muito Bom exemplo de como se faz. Em baixo podemos ver as cavernas Mestras, as que ficam no meio do barco. Estão numeradas 1234 e ABCD,  indica sentido Proa e Popa, numa das fotos anteriores pode-se ver as numerações com as cavernas já no lugar. Os pregos em cima do desenho, servem para moldar a tal armação em arame. Muito Bom exemplo...


Resultado: 


Não tem acesso a desenhos técnicos nenhuns, apenas ilustrações ou imagens antigas...Neste momento já está a fazer as pinturas do casco, amanha tento mostar o resto do seu trabalho...

Muito Bom, parabéns, pela ideia, iniciativa , criatividade e desenrasque...Vai ficar Brutal, estou curioso...

terça-feira, 13 de março de 2012

Moinhos dos Francos...


Antes de entrar dentro do moinho, ainda vos vou mostrar o que vi cá fora...acho que vale a pena...



Por todo o lado, encontram-se Mós e algumas peças marcadas pelo tempo...



Partes de telhado...


Ainda não sou entendido no assunto, por isso desculpem as minhas falhas linguísticas. Estas são partes de onde o Capelo ("telhado" em madeira, onde entra o mastro, que roda consoante as necessidades) assenta. A abertura na pedra é onde as rodas do capelo rolam, de modo a colocar ou retirar as velas do vento. Todo o telhado roda, o que faz com que o mastro se direccione consoante a necessidade.


Algumas telhas antigas, em alguns casos estas eram feitas literalmente em cima do joelho, não sei se é o caso...


As fechaduras dos moinhos também são curiosas, esta tem uma Cruz de Cristo no topo...




Isto é que eram dobradiças, parece a porta de um castelo...




Quase todas as portas tem um buraco para o gato entrar e sair à vontade, a Gateira!


Algumas portas, tinham uma argola para amarrar o burro! Deviam por destas argolas em algumas casas deste país...


Um mastro queimado, aparece no meio da vegetação...


Este ardeu, junto com um dos moinhos...


Curiosa chamada de atenção, os buracos no mastro tem que ser feitos de acordo com uma posição certa, neste caso enganaram-se e teve que levar um reforço e novo buraco. Ainda se nota do lado direito a madeira que fez o remendo...Vou ter que estar atento antes de me pôr a fazer buracos à toa...

A seguir vamos entrar no interior do moinho, onde as notas são mais do que muitas...Espero conseguir explicar as mais curiosas, mesmo que os nomes e os termos não sejam os mais correctos. Um dia mais tarde ao fazer as peças, vou certamente definir melhor todos os pormenores...Para já, fica a curiosidade... 

Amanha, vou tentar mostrar umas novidades do Sr. Carlos, anda a fazer um barco novo...