terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bójis do Eléctrico da praia da Maçãs

O eléctrico da Praia das Maçãs está aqui, está a andar...Tenho andado ás voltas com os "bójis" do eléctrico.
Hehe, está a compor-se...muitas destas peças não se vão ver ou só alguns vão olhar para elas, porque fica por baixo do eléctrico e porque o resto do conjunto chama mais a atenção. De qualquer modo, vou mostrar-vos o que andei a inventar, até porque eu daqui a uns anos, vou gostar de me lembrar de como o fiz...Nesta fase as rodas ainda não tinham sido finalizadas porque estava mais preocupado com a estrutura de apoio e suas suspensões...

Em baixo está o resultado final, com as rodas trabalhadas e o travão...este, vai ligar ao braço com manivela do travão, na parte da frente do eléctrico. Quando roda a manivela, puxa o maxilar do travão, através de uma corrente que liga na parte de cima do maxilar. Quando o condutor dá um "chuto" no "mordente" que está na parte de dentro da cábine, liberta a corrente e a mola por baixo do maxilar, liberta o travão. São descrições um pouco técnicas, mas fiquei a saber como funciona...hehe...não é que me vá ser muito útil, mas, acho curioso...
Agora é repetir tudo para o outro lado!Estas eram boas alturas para uma "ploter de recortes" ou para um ajudante...Eu, como ainda não tenho guito para a ploter, vou tentado arranjar ajudantes...hehe...
 Estas são algumas fotos, por onde me vou orientando, em conjunto com o desenho. Não é muito fácil, porque como podem ver, por dentro é um emaranhado de peças, mas vou tentando fazer as mais relevantes.
 Neste modelo, a cabeça da suspensão da roda, entra pelo estrado...no meu caso, acho que não vou fazer este rasgo...até porque eu já vi modelos em que esta peça está por dentro ou abaixo do estrado...
Ainda tem duas molas a meio da estrutura, mas ainda não entendi a sua utilidade! Estou na duvida, mas continuo a dizer que esta é a minha versão, por isso eu posso fazer como me der na telha e como gostar mais...hehe, vamos ver...

Sem comentários: