Caros amigos, estou quase a terminar o meu eléctrico da praia das maçãs e eu já ando ao tempo a pensar no Comboio Real! Todas as minhas tentativas falharam, tentei a refer, o museu nacional rodoviário, até ao Dr. Duque de Bragança pedi ajuda, para tirar umas fotos ao nosso Comboio Real. Só recebi uma resposta, a dizer que o comboio está guardado e coberto, porque não existe nenhum espaço coberto em Portugal para o ter exposto! No entanto foi possível restaurar e transporta-lo para uma feira de locomotivas na Holanda, onde os Holandeses o puderam apreciar! Eu ando à mais de dois anos a tentar ter informações, desenhos ou fotografias e continuo a ver navios.
Desculpem o desabafo, mas não acho compreensível que exista uma peça destas guardada a sete chaves e que ninguém ao longo de quase dois anos, lhe ligue alguma! Em Portugal, tudo parece cada vez mais burocrático e cheio de segredos!
Mais uma vez e como ninguém parece importado com o assunto, andei na net novamente à procura de imagens e encontrei algo curioso que vos vou mostrar para perceberem melhor o que temos guardado num armazém, coberto de panos!
Então encontrei este exemplar de um comboio importante e do mesmo género do nosso. Devo frisar que algumas fotos foram retiradas da internet, esperando que seja tranquilo, se alguém reclamar, terei que as retirar, mas até lá, aqui ficam.
Esta é a London Birmingham 2 Queen Adelaide's Saloon built 1842, uma carruagem real Inglesa de 1842, equivalente à nossa (bom a nossa é de 1858).
Curioso como as linhas das carruagens são parecidas nas portas e janelas!
e interiores...
Muito bom, os puxadores e pegas...
A fotografia em baixo, mostra como era o original na altura...Brutal...
Mas houve uma rainha que não gostava e fez-lhe umas alterações!
Agora vou mostrar-vos o nosso Comboio Real...
Este foi um comentário numa das publicações!
The Utrecht exhibition is not only pleasing for royalty watchers. Train buffs, too, will have a field day. Seen from the railway fan's perspective, one of the top exhibits is the Portuguese steam engine no. CFM 1, dating from 1858. Four road lorries carried the engine, together with its coal tender and the two coaches of Queen Maria Pia's royal train, all the way from the Santarèm, Portugal museum to the Netherlands. Being built for broad gauge, the vehicles could not be transported via Europe's standard gauge rail network.
After the complicated move to Utrecht, which took no less than 16 days, the train is safely on display in the Dutch museum. The side view of the engine is dominated by the huge central driving wheel. While the Portuguese queen travelled in luxury, her driver and fireman were doing their work in less enviable circumstances, standing in the open air behind a windscreen, with no cab roof or sides to protect them from sun or rain.
(poderão ver mais fotos na etiqueta deste blog, correspondente ao tema: Comboio Real)
Peço desculpa pelo meu patriotismo, mas não desfazendo o mérito do comboio real Inglês, acho que nos devemos orgulhar do nosso e mostrar, divulgar e publicitar em vez de o guardarmos num cofre, coberto de trapos! Nem sei o que vos diga...
Vou continuar a tentar, porque quando terminasse o eléctrico, gostava de tentar fazer o comboio, mas se não tiver informação suficiente, nem o começo! Preciso ver ao vivo e tirar algumas fotos no local, porque como já perceberam, as fotos que preciso, são um pouco técnicas. Depois tenho que rever tudo e tentar perceber se consigo e se me quero aventurar! Não acho normal, um museu dispensar a oportunidade de ter alguém a querer fazer uma réplica e não ajudar ou incentivar! No outro dia estive a ver um trabalho de um Português (peço desculpa, mas não fixei o nome) que pediu à Mercedes os desenhos para fazer um modelo e a resposta foi brutal...enviaram-lhe TTodos os desenhos das series que pediu informação e adiantaram que se precisasse de mais alguma coisas poderia dispor! Os trabalhos ficaram Brutais...
Tenho pena de começar outra peça e deixar esta para outra altura. Costumo fazer várias peças ao mesmo tempo, mas todas com diferentes níveis de dificuldade, as peças complicadas tem que ser uma de cada vez! Bom, vamos ver se um destes dias volto à carga! Entretanto, vou procurando informação sobre comboios reais e afins...
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