Ora, como vos disse, decidi avançar mais um pouco o Eléctrico da Praia das Maçãs...O Quiosque do Estoril está quase e enquanto espero que os candeeiros sequem, continuo a base do Eléctrico.
Costumo ter muitas peças ao mesmo tempo e é um bom modo de controlar a espera de algumas peças...Se eu me virar para outra peça, enquanto uma seca ou fica em standby por falta de informação, nunca fico tão ansioso para a terminar. Ou seja, como não posso fazer nada, então passo para outra e desvio a atenção...
Mais uma vez, tive ajuda para o passeio e a Sofia ofereceu-me o areão...Obrigado, Abraço e Beijos
Comecei a fazer com umas "Sulipas" ("travessas" de madeira por baixo dos carris), com umas madeiras antigas que tinha, mas como não tinha suficientes, alterei...
Como de costume, faltam sempre coisas e ainda não está tudo definido, mas está encaminhado...
Tenho que alterar a cor do carril, das Sulipas e tenho que arranjar uns "pregos" ( que se chamam Tirafundos, segundo o Crama) para "agarrar" o carril...
Sou capaz de lhe colocar um destes números, só para lhe dar um ar mais técnico, hehe...devem ser correspondentes ás velocidades a que pode andar em cada troço, deduzo eu... (para mais informações: http://www.refer.pt/ MenuPrincipal/ TransporteFerroviario/Lexico. aspx , Obrigado Crama)
Voltei a ir à Praia das Maçãs, mas os eléctricos continuam a estar guardados...Fui ás oficinas, mas estão debaixo de um "telheiro" que para além de ser escuro e de precisar de autorização, ainda precisava de "trepar" algo para tirar as fotos...Mais uma vez fica "pendurado"...Vamos ver até quando...
2 comentários:
Dada a matéria abordada, sou obrigado a fazer algumas correções:
1º As travessas de madeira são sulipas.
2º Os parafusos que fixam os carris às sulipas são os tirafundos, termo que vem do francês tirefond que é a designação mais comum.
3º O "número" é uma placa hectométrica que marca, como o nome indica, a distância de 100m. Há também a marca de ponto quilométrico (PK). Entre dois PK existem 9 placas hectométricas. Estas marcas servem para orientar os maquinistas, nomeadamente para saberem em que ponto da linha estão e a que velocidade podem seguir de acordo com a Tabela de Velocidades.
Estas e outas informações em http://www.refer.pt/MenuPrincipal/TransporteFerroviario/Lexico.aspx
Olá Crama,
eu sabia que podia contar contigo, para os esclarecimentos sobre esta matéria. Estamos sempre a aprender e aos poucos vou fazendo por isso.
Como sabes, eu não percebo nada do assunto, sou apenas curioso e agradeço o esclarecimento e a página sobre o tema. Vou corrigir os termos e colocar uma nota da página para mais informações.
Obrigado e Abraço
Enviar um comentário