quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Como fazer o costado de um barco


Tenho andado a mostrar algumas fotos dos "Tall Ships" em Lisboa, porque acho que não pode passar ao lado, mas tenho ido beber café com o Henrique e aproveito para acompanhar os progressos no casco do Endeavour... está encaminhado...


Estas fotos são um bom exemplo de como se colam as réguas no costado de um barco, alfinetes, arames e por vezes molas da roupa ou outras, consoante o ponto de apoio...


Antes de colocar estas réguas, ou chamadas cérceas, devemos "moldar" os cantos das cavernas, de modo a que as cérceas assentem bem, sem "barrigas"...Para isso, deve-se "assambrar" (Lixar, limar, desbastar) os cantos das cavernas do barco, antes de começar o costado.



Esta parte, demora sempre um pouco, porque só se pode colar a seguinte, quando as anteriores estiverem secas...Ou seja, colocam-se umas 5 réguas e tem que se esperar que sequem, para seguir para as próximas...


Depois de fixas com os alfinetes, ou outro sistema, deve-se dar um reforço de cola um pouco aguada, apenas para unir melhor as juntas das madeiras...


Agora, é ir fazendo e deixar secar...


Aos poucos, tenho juntei uma série de dias diferentes e fiz só um post. Acho que assim dá para ter o seguimento completo desta fase da construção do casco...


Quando se chega a esta fase e o barco esta cheio de "barrigas" é porque as cavernas não foram bem "assambradas" e a única hipótese é betumar tudo por cima, até ficar bem. Como tal, é importante que as cavernas fiquem com a curvatura certa. Apesar de parecer um trabalho pouco importante na altura, esse trabalho é que vai definir as linhas harmoniosas que o barco deve ter...


Caso o casco tenha o tabuado à vista, todo o trabalho de colagem das "réguas" de madeira que constituem o casco, devem ser colocadas, o mais perfeitas possível...Dependendo do tipo de madeira, da grossura e do tipo de casco e linhas do barco, em alguns casos, são necessários pregos. Estes podem ser simulados, pintando os cascos, com alguns pontos pretos desfasados, ou podem-se utilizar pregos reais próprios de tamanho reduzido. Para iniciar, é mais complicado a utilização dos pregos e é de evitar barcos com tabuado à vista.


Este caso, o casco tem uma parte com a madeira à vista, nas obras vivas (parte debaixo do barco, que está em contacto "vivo" com a agua) e outra parte, obras mortas, por cima da linha de de agua, que é pintada. Como é um Kit de montagem, eles fornecem umas "réguas" de mogno, muito fininhas para fazer uma nova forra do costado...depois de rectificado e afinado com betume de pedra, muito utilizado nos automóveis. É uma técnica comum em vários kits e vou tentar mostrar como se faz...Vamos ver...

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